

Primeiros testes com dirigível são realizados em Campo Largo, PR
No dia 3 de Março de 2018, no Aeródromo Ely Rego em Balsa Nova, PR, ocorreram os primeiros ensaios de voo do dirigível NOAMAY – palavra que, na língua dos índios Yanomami na Amazônia, significa cuidar, proteger.
O dirigível não tripulado, com 11 metros de comprimento, inovador no cenário mundial ao utilizar quatro propulsores elétricos vetorizáveis individualmente, é o primeiro desse porte totalmente concebido, projetado e construído no país.
A aeronave constitui uma plataforma experimental para o desenvolvimento de técnicas não lineares de controle e navegação autônomos, bem como para a realização de aplicações piloto de aquisição de informação ambiental na Amazônia.
Nos ensaios, enquanto a aeronave realizava manobras, o sistema embarcado adquiria dados de comandos e sensores, e os enviava à estação de operação para exibição ao operador e registro das variáveis. Com esses dados, os pesquisadores e pós-graduandos envolvidos darão prosseguimento à evolução da aeronave, ao desenvolvimento das metodologias de controle e navegação e às aplicações.
Dirigível voa e executa com sucesso as tarefas pré programadas.
Os resultados fazem parte do grupo “Plataformas mais leves que o ar para sensoriamento, comunicação e sistemas de informação aplicados à região Amazônica” do InSAC , que articula colaborativamente as instituições:
- UFAM – Universidade Federal do Amazonas, em Manaus, AM;
- CTI – Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas, SP;
- Omega AeroSystems – Pequena empresa aeronáutica, em Campo Largo, PR;
- UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, em Campinas, SP;
- ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos, SP;
- IDSM – Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, em Tefé, AM;
- IST- Instituto Superior Técnico de Lisboa, em Lisboa, Portugal.