
EDITAL – BOLSA FAPESP DE DOUTORADO DIRETO (FEM/UNICAMP) 2018
O Prof. Dr. Ely Carneiro de Paiva, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, procura um(a) orientando(a) para integrar o Projeto Temático INSAC Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos (http://www2.eesc.usp.br/insac
Essa proposta de doutorado direto está inserida em uma rede multi-institucional e multidisciplinar, composta por diferentes instituições de pesquisa, incluindo a UNICAMP, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – CTI (que coordena o projeto CNPq do dirigível DRONI – “Dirigível Robótico de Concepção Inovadora”), juntamente com a USP, ITA, UFMG, UFAM, IDSM e o Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST), Portugal. O objetivo principal do trabalho é desenvolver um planejador de missão e de voo para a geração/otimização de trajetórias de um dirigível autônomo de propulsão elétrica quádrupla (dirigível DRONI), que deverá voar sobre a reserva de Mamirauá, na Amazônia. O dirigível DRONI é uma evolução do dirigível AURORA, do CTI-Renato Archer, que no ano 2000 realizou o primeiro voo autônomo do mundo de um dirigível não tripulado (http://revistapesquisa.fapesp
Assim, os principais objetivos desse trabalho de doutorado são: (i) o desenvolvimento e implementação dos principais componentes de um sistema de gerenciamento de voo de um dirigível robótico, incluindo planejamento de missão, planejamento de trajetória e guiamento; (ii) o desenvolvimento de algoritmos de planejamento de missão para a definição de uma sequência de voo por pontos de passagens, otimizada por restrições de tempo ou de distância; (iii) o desenvolvimento de algoritmos de planejamento de trajetória para a execução de trajetórias com obstáculos, manobrabilidade reduzida e presença de perturbações de vento e turbulência. Finalmente, as técnicas desenvolvidas serão implementadas e testadas na plataforma do simulador de voo do dirigível disponível em software Matlab/Simulink, bem como no protótipo do dirigível do Projeto DRONI, que está em fase final de construção.
Exige-se que o(a) aluno(a) candidato(a) atenda os requisitos: 1) graduado em engenharia ou computação, iniciando (ou a iniciar) o mestrado; 2) coeficiente de rendimento na graduação deve ser maior que 7, sem reprovações; 3) habilidade em programação e familiaridade com Matlab e C++. Outros requisitos desejáveis (embora não obrigatórios) são: 1) bom domínio nas áreas de Controle e Otimização. 2) artigos publicados (em congresso ou revista).
Note-se que a oportunidade de bolsa é para “Doutorado Direto“, ou seja, da graduação direto para o doutorado, sem passar pelo mestrado.
Os interessados devem enviar histórico acadêmico e currículo Lattes para o Prof. Ely Paiva através do e-mail abaixo